MENU
POR
POR
  • slidebg1

    Eat Better

    Live Better

  • slidebg1

    Eat Better

    Live Better

  • slidebg1

    Eat Better

    Live Better

  • slidebg1

    Eat Better

    Live Better

  • slidebg1

    Eat Better

    Live Better

Home page > Ligabue & Cultura > Centro de Estudos e Investigações Ligabue
Antropologia no verdadeiro sentido da palavra

O Centro de Estudos e Investigações Ligabue foi criado e dirigido pelo grande paleontólogo Giancarlo Ligabue que desde 1971 dedicou boa parte da sua energia à organização de mais de 130 expedições e missões nas áreas de arqueologia, paleontologia, antropologia e ciências naturais pelo mundo inteiro.

O logótipo do Centro de Estudos e Investigações Ligabue (CSRL) é a reconstrução gráfica de um sinete do terceiro milénio a.C. proveniente de uma região conhecida pelo nome de Báctria que corresponde ao atual Afeganistão. Os seus habitantes mantinham relações estreitas com a região ocidental iraniana e com as regiões situadas além dos Himalaias, ao longo da antiga rota comercial conhecida mais tarde como a Rota da Seda. Era extraordinária a produção metalúrgica e muito desenvolvida também no plano artístico a produção de sinetes, pelo que um destes foi escolhido como logótipo do Centro de Estudos Ligabue. Nele é possível distinguir uma personagem alada, com cabeça de ave de rapina, sentada sobre uma serpente enrolada em espiral: uma composição que parece sintetizar muito bem os campos de interesse do centro de estudos.

Sobre todo o conjunto, domina a figura do Homem, sujeito e objeto de cada investigação (antropologia num sentido geral). O animal anguiforme evoca os monstros latentes dossonhos e contos do ser humano (paleontologia) e o mundo animal em geral (ciências naturais). Por fim, o objeto em si mesmo, que nos convida a conhecer o nosso passado (arqueologia). Quarenta anos atrás este sinete lançou um desafio: nascia o CSRL, uma associação sem fins lucrativos para promover a investigação no campo científico e cultural em geral, e especialmente nas áreas da Pré-história, Arqueologia, Paleontologia e Ciências Naturais. Hoje, percorrendo a história destes esforços e as iniciativas promovidas no decorrer dos anos, tem-se a certeza de que o desafio foi vencido e que continua! Mas o maior orgulho é ter criado uma escola que se dedica à ciência do homem e da terra, para experiências diretas no terreno, destinada a jovens investigadores do mundo inteiro.

www.csrl.it