MENU
POR
POR
  • slidebg1

    To the world

    since 1919

  • slidebg1

    To the world

    since 1919

  • slidebg1

    To the world

    since 1919

  • slidebg1

    To the world

    since 1919

  • slidebg1

    To the world

    since 1919

Home page > Companhia > Ontem e Hoje

Ontem e Hoje

Excelente cozinha em todos os cantos do mundo, desde 1919
  • 1919

    O fundador Anacleto Ligabue lança o seu desao empresarial garantindo o abastecimento de alimentos para navios da Società Veneziana di Navigazione no porto de Veneza.

  • 1929

    Anacleto tem uma intuição: a Ligabue começa a oferecer assistência a bordo ao pessoal de cozinha e também oferece o abastecimento de alimentos para navios.

  • 1940

    Mais de 130 navios (o que inclui toda a frota Achille Lauro) usam os serviços de catering da Ligabue.

  • 1950s

    A Ligabue fornece os seus serviços de catering e de hotelaria a mais de 400 embarcações: navios de carga, ferries, transatlânticos e navios de cruzeiro.

  • 1960s - 1970s

    A Eni inicia a exploração de petróleo no Irã: a Ligabue é a primeira empresa de serviços de catering do mundo no setor de petróleo. A Ligabue expande os seus serviços para o setor de catering de aviação.

  • 1973

    Giancarlo Ligabue funda o Centro de Estudos e Pesquisas Ligabue (CSRL), uma associação sem fins lucrativos para promover pesquisas sobre as origens do homem, orientadas sobretudo para a cultura alimentar

  • 1979

    A subsidiária SACE do Grupo Ligabue é incorporada na Arábia Saudita.

  • 1980s

    A Ligabue está presente na Líbia no campo Bouri (offshore), com a criação de uma empresa.

    A Ligabue se expande fortemente no mercado de cruzeiros alemão.

  • 1990s

    A Ligabue começa a execução de contratos na Ásia Central, com a criação da Central Asia Company.

  • 2003

    Aquisição da Empresa ALC para se expandir no mercado industrial da Argélia.

    Em 2004, Inti Ligabue, membro da Diretoria desde 2001, entra ativamente para empresa.

  • 2006

    Aquisição da empresa Arthur Riva Rotterdam de abastecimento de navios e da Plantours Kreuzfahrten.

  • 2009 - 2010

    Plano de relançamento estratégico do Grupo.

    Inti Ligabue: nomeação como vice-presidente do Grupo.

    Aquisição de 17 navios de alojamento para o Ersai Consortium, Mar Cáspio, no Cazaquistão.

    Liderança no setor de catering para ferries no Mediterrâneo, com a gestão de mais de 40 navios (toda a frota da Moby).

  • 2012

    Inti Ligabue: nomeação como CEO do Grupo.

    Gestão do navio de cruzeiros alemão "Hamburg".

    Contrato de Aquisição do Camelot Barge. A maior barcaça do mundo.

  • 2013

    Uma subsidiária do Grupo Ligabue é incorporada no Brasil, em Guarujá, para uma parceria estratégica com a Saipem.

O Grupo Ligabue Catering é uma realidade de prestígio no panorama empresarial internacional, única no seu género quanto à diversificação e áreas de interesse. A partir da Laguna de Veneza, onde se encontram as suas raízes, a Ligabue tem sabido impor-se nos mercados do mundo inteiro graças à qualidade da sua equipa e dos serviços oferecidos em larga escala. Durante os seus mais de 90 anos de atividade, a empresa alcançou resultados importantes.

Um percurso de sucesso com o seu início no distante ano de 1919, quando o seu fundador Anacleto Ligabue lança o seu desafio empresarial garantindo o abastecimento de navios da Società Veneziana di Navigazione no porto de Veneza.

Em 1929 Anacleto tem uma intuição brilhante que se revela fundamental para o desenvolvimento da sociedade: além do fornecimento de géneros alimentares aos navios, a Ligabue começa a oferecer assistência a bordo ao pessoal de cozinha, inaugurando assim a atividade de catering (restauração). Os armadores já não precisam de se ocupar do abastecimento nem de contratar pessoal de cozinha. Basta entrarem em contacto com a Ligabue que se torna rapidamente o parceiro ideal para as mais importantes companhias de navegação.

Em 1940, mais de 130 navios já utilizam os serviços de catering Ligabue e, nos anos 50, com a rápida expansão do sector marítimo, a Ligabue fornece os seus serviços de catering e de hotelaria a mais de 400 embarcações: navios de carga, ferries, transatlânticos e navios de cruzeiro.

Em 1963 abre-se uma nova área de negócios para fornecer, através de contrato, serviços de catering e de hotelaria a estaleiros, áreas de extração de energia e plataformas offshore. Trata-se do início de uma importante parceria com o grupo ENI e com outras companhias petrolíferas e de construção no mundo inteiro. A Ligabue torna-se o primeiro serviço de catering de estruturas industriais.

Em 1970, sob a direção do atual Presidente Honorário Giancarlo Ligabue, a sociedade começa a fornecer refeições também para os voos com partida do Aeroporto de Veneza, fazendo com que o sector de catering aéreo e aeroportuário se desenvolva rapidamente.

Em 1972, Giancarlo Ligabue assume a presidência do Grupo que, no mesmo período, alarga os seus serviços aeroportuários a numerosos aeroportos italianos através da gestão de bares, restaurantes, pontos de venda e lojas duty free.

Em 1973, Giancarlo Ligabue, estudioso dedicado e brilhante, funda o Centro de Estudos e Investigações Ligabue, uma associação sem fins lucrativos para promover investigações sobre as origens do homem, especialmente orientada para a cultura alimentar.

Entre 1980 e 1990 é criada a Divisão Navios de Cruzeiro e consolidam-se as parcerias com importantes grupos italianos do segmento Ferries, com mais de 50 navios.

A partir do ano 2000, as atividades internacionais alargam-se com a abertura de filiais no Médio Oriente, África setentrional e ocidental e Ásia central para desenvolver com mais eficácia uma área de negócios estratégica como o On & Offshore.

Hoje a empresa – que chegou à sua terceira geração com a entrada de Inti Ligabue na qualidade de administrador delegado – oferece serviços de catering e de hotelaria de qualidade superior, utilizando as mais modernas tecnologias, em quaisquer tipos de navios, plataformas petrolíferas ou grandes estaleiros.